Ao longo das gerações do sistema operativo, o menu da barra Iniciar do Windows tem sofrido diversas alterações estéticas e de funcionalidade. O objetivo da Microsoft é oferecer o máximo de opções úteis e atalhos, ocupando o menor espaço possível do ecrã para não ser intrusivo. Filosofia válida para o Windows 10 e também no Windows 11, mas em breve isso vai mudar.

A Microsoft já está a testar a nova experiência do menu Iniciar substituindo o habitual sistema de fixação de apps e documentos adicionados recentemente, para uma janela que ocupa praticamente o ecrã todo com mais informação, como avança o Windows Latest.  Apesar de ocupar mais espaço no ecrã quando ativado, não há dúvida que este parece mais arrumado e organizado.

A atualização do menu apresenta diversas categorias, como produtividade, entretenimento, utilitários e outros, uma categoria onde são arrumados os ícones que o Windows 11 não reconhece. Mas também uma área com ícones afixados pelo utilizador. É ainda mostrado uma maior integração do Android, com um ícone de um smartphone que abre o painel flutuante Phone Link com opções mobile, desde as chamadas recebidas, mensagens, fotografias, etc. E ainda o estado da bateria do smartphone.

O menu permite fixar até 24 aplicações personalizadas na barra de Start, mas pode colapsar parte da mesma, mostrando apenas 16 apps. Nos testes feitos pelo Windows Latest, é possível personalizar e ter um maior controlo das opções da barra Iniciar, ajustáveis num menu associado. Pode optar por ver as apps mais recentes, as mais utilizadas, os websites mediante o histórico de navegação, recomendações, etc.

Veja na galeria imagens do novo menu de Iniciar:

De recordar que a Microsoft continua a moldar o Windows 11 para tentar agradar ao máximo de utilizadores e a convencê-los a migrar do Windows 10 até ao dia 14 de outubro, data que dita o fim do seu suporte técnico gratuito. A partir daí será necessário pagar uma taxa para ter acesso às atualizações de segurança, uma medida para “empurrar” os utilizadores para o mais recente sistema operativo.