A Microsoft anunciou a mais recente build para o Windows 11, disponível para os membros do programa Windows Insider. Entre as novidades está a chegada do Clipchamp como editor de vídeo do sistema operativo.

A gigante tecnológica tinha comprado a plataforma de edição de vídeo em 2021, disponibilizando deste então a sua aplicação na sua loja digital. De acordo com a Microsoft, o editor de vídeos vai passar a fazer parte do conjunto de aplicações pré-instaladas do Windows 11.

Clipchamp | Windows 11

Como recorda a Microsoft no Windows Insider Blog, o editor da Clipchamp conta com todas as ferramentas necessárias para que os utilizadores possam editar os seus vídeos de forma rápida e simples, destacando-se pela sua timeline e por disponibilizar uma biblioteca com uma grande variedade de recursos, incluindo vídeos, imagens e música royalty-free. A aplicação dispõe também de suporte ao OneDrive, permitindo importar e guardar vídeos na Cloud.

No entanto, recorde-se que, embora a aplicação possa ser usada gratuitamente, certas funcionalidades são pagas, em particular a exportação de vídeos com resoluções acima de 480p, como detalha a Clipchamp no seu website.

Para já, a Microsoft ainda não indicou se pretende, por exemplo, incluir estas modalidades nos planos pagos do Office 365, ou se, os preços das funcionalidades pagas do editor se vão alterar uma vez que se tornará numa das apps pré-instaladas do Windows.

Além do Clipchamp, a tecnológica explica que a Microsoft Family, será também incluída no conjunto de aplicações pré-instaladas na mais recente versão do seu sistema operativo.

Windows 11 | Novidades na pesquisa

A Microsoft indica que vai começar a testar algumas mudanças no que toca às pesquisas no Windows 11, que vão passar a ter destaques, incluindo na caixa de pesquisa no menu Iniciar, com conteúdo adicional atualizado periodicamente. A funcionalidade, que poderá ser desativada caso o utilizador o deseje, também vai chegar ao Windows 10.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.