A Microsoft apresentou o novo Windows 365 Link, uma nova experiência de acesso ao sistema operativo através da cloud. Este tipo de Cloud PC para o Windows 365 permite aos utilizadores fazerem stream do seu desktop Windows da cloud da Microsoft para qualquer equipamento. Este formato empresarial foi pensado para as organizações que estão a adotar o Windows 365 e a reorganizar a sua experiência de endpoint para melhorar a produtividade dos utilizadores, aumentar a segurança e aumentar a eficiência de IT e sustentabilidade.

O Windows 365 Link é o primeiro Cloud PC da Microsoft, construído para ajudar os utilizadores a acederem ao Windows 365 em segundos. O PC pretende ajudar a ultrapassar situações impostas pela virtualização nos diferentes equipamentos, tais como complexos passos de autenticação, incompatibilidade de periféricos e problemas de latência. Problemas que prometem ser resolvidos com a nova solução, que demora segundos a acordar, retomando rapidamente o trabalho onde deixou na sua cloud.

Veja na galeria imagens do Windows 365 Link:

A pequena caixa suporta dois monitores 4K, tem quatro portas USB, uma entrada de rede Ethernet e conetividade sem fios Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3. O equipamento tem capacidade de processamento de vídeo de alta performance e conferência e inclui o Microsoft Teams. A fabricante vai também integrar as soluções de parceiros, como o Webex da Cisco.

A solução dá prioridade à segurança e por isso, o sistema operativo está trancado, sem dados ou apps locais e sem utilizadores com privilégios de administração local. Esta medida pretende reduzir ataques, dificultando o trabalho dos hackers em comprometer o equipamento.

A autenticação é feita sem password, recorrendo ao Microsoft Entra ID, permitindo o acesso via múltiplo fator, seja pela app de autenticação da Microsoft, uma passkey com código QR ou uma chave USB FIDO. O computador pretende também simplificar a gestão por parte dos técnicos de TI.

Veja o vídeo:

O tamanho compacto do equipamento reduz os desafios logísticos às empresas, assim como os seus custos. Os utilizadores apenas têm de ligar o PC, configurar a internet e autenticar-se na sua conta para começar a trabalhar em poucos minutos.

O Windows 365 Link está disponível para os primeiros testes em alguns países, estando previsto chegar ao mercado em abril de 2025 por 349 dólares.