Embora ainda atribua a liderança ao XP, o ranking dos sistemas operativos mais utilizados em Portugal da Marktest coloca agora o Windows 7 na segunda posição, lugar antes ocupado pelo XP. A versão mais recente do Windows terá quintuplicado a sua quota ao longo de 2010.



A empresa de estudos de mercado refere que mais de 50 por cento (51,2%) dos 11,7 mil milhões de pageviews contabilizados nesse ano foram acedidos através de computadores com Windows XP, que foi seguido pelo Windows Vista, com uma quota de 25,7 por cento e pelo Windows 7, com 18,2 por cento, cabendo 4,6 por cento aos restantes sistemas operativos.



O Windows XP foi, ao longo de 2010, o sistema operativo que gerou maior número de pageviews, mas os valores baixaram sempre desde Janeiro, mês em que representou 57,4 por cento do tráfego. Ao longo do ano, registou uma quebra de utilização de 22,5 por cento.



O Vista ocupou a segunda posição até Outubro, altura em que o Windows 7 tomou o seu lugar. Durante os 12 meses de 2010, o Windows Vista registou uma quebra de 20,3 por cento na sua quota.



O Windows 7 iniciou o ano em terceiro, mas subiu sempre desde aí, chegando a Dezembro com um máximo de 27,1 por cento de quota, na segunda posição. Este número mais do que quintuplicou os valores observados no primeiro mês de 2010.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Recorde-se que, em Janeiro último, a própria Microsoft veio anunciar a liderança do Windows 7 no mercado português, com base nos valores apresentados pelo Statcounter.



Segundo a gigante da informática, a quota de utilização estaria, no primeiro mês do ano, nos 36,21 por cento, perto de seis pontos percentuais acima do Windows XP e quase nove pontos percentuais face ao Windows Vista - plataforma que já havia sido superada pelo Windows 7 em Outubro de 2010, que na altura assinalava o seu primeiro aniversário.



Os dados mais recentes do Statcounter (relativos ao passado mês de Fevereiro) dão à versão mais recente do sistema operativo da Microsoft uma quota de instalação de 37,43 por cento em Portugal.