
(Actualizada) A Microsoft acredita que tem motivos para estar satisfeita com a evolução do Windows 7 também em Portugal. Os números da StatCounter mostram que 17 por cento dos PCs já utilizam o novo Windows, dados do final do mês de Março.
Sem avançar números de venda de licenças do novo sistema operativo em Portugal, João Batalha, gestor do Windows em Portugal, defende que os dados da StatCounter, que mede o tráfego de cerca de 3 milhões de PCs, são indicativos da utilização em Portugal, revelando um crescimento de 13,8% face a Outubro de 2009, quando foi lançado o Windows 7.
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João Batalha sublinha que é claro que o Windows 7 é um sucesso mundial e, em Portugal, a quota de mercado é "muito interessante" para um ciclo de vida tão curto do sistema operativo. "A razão do sucesso do Windows 7 vem da maior simplicidade e produtividade. Mas também da melhor experiência de entretenimento", sublinhou hoje em conferência de imprensa.
Apesar dos bons resultados percepcionados, a Microsoft não actualiza as metas anteriormente definidas de migrar até 2012 a totalidade da base instalada com o Vista e até 50 por cento do Windows XP. "Mantemos os objectivos e achamos que estamos no bom caminho [...] Os primeiros seis meses ficaram acima das nossas expectativas mas preferimos ser cautelosos e não cavalgar esta onda de entusisasmo", afirma João Batalha.
Durante o primeiro semestre de vendas foi a versão Windows 7 Home Premium que mais vendeu nas lojas, mas em Portugal o Windows 7 Professional e o Windows 7 Ultimate conseguiram um peso de 21% nas vendas no retalho, um valor que é dos mais altos da Europa.
Embora não avance números de licenças em Portugal, a Microsoft refere que 76% dos computadores vendidos em 2010 já têm Windows 7 instalado. Até ao final de 2009 este número fixava-se nos 18%. O responsável pelo negócio do Windows admite que ainda pode haver no retalho equipamentos com Windows XP e Windows Vista, especialmente netbooks, que justificam a diferença de 24% nas vendas de computadores sem o novo Windows.
João Batalha sublinha que o sucesso de adopção do Windows 7 é também relevante, destacando o nome de várias empresas que já implementaram o novo sistema operativo ou estão em fase avançada de implementação. "Nas PMEs não temos a noção de todas as implementações, mas há uma curva de adopção positiva", refere este responsável.
Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação recolhida na conferência de imprensa.
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