Está tudo a postos para a Microsoft apresentar o sucessor do Windows. No "segredo dos Deuses", os detalhes do novo sistema operativo da gigante da informática, o Windows 7, deverão ser divulgados na Professional Developers Conference, que começa esta segunda-feira, em Los Angeles, nos Estados Unidos, prolongando-se até dia 30.

Previsto para o início de 2010, a promessa é a de que o Windows 7 seja um Windows Vista "bastante melhor", segundo Steve Ballmer, presidente da Microsoft, numa entrevista recente a um órgão de comunicação internacional.

De acordo com a pouca informação revelada pelos responsáveis da Microsoft, o novo sistema operativo vai apresentar um interface renovado, assim como melhorias ao nível do desempenho. Deverá também endereçar "novas tendências", nomeadamente um maior número de aplicações Internet, particularmente importantes para os computadores portáteis.

Para esta semana, a gigante do software está também a preparar uma actualização ao Windows Vista. O Windows Vista Service Pack 2 vai integrar todas as correcções disponibilizadas desde o Service Pack 1, juntamente com algumas melhorias, destinadas a alargar o suporte a novo hardware e standards tecnológicos.

O Service Pack 2 do Windows Vista será distribuído aos beta testers inscritos no Technology Adoption Program da Microsoft a partir desta quarta-feira. A data de chegada da versão final ainda não está definida, dependendo do feedback entretanto recebido. A expectativa é que tal aconteça em meados de 2009.

O pacote deve trazer actualizações de segurança, desempenho e compatibilidade, incluindo o Windows Search 4.0, suporte à mais recente norma Bluetooth, suporte a gravação de dados em Blu-Ray e o Windows Connect Now (WCN), que simplifica a configuração de redes Wi-Fi, entre outras novidades.