O Windows 7 já é mais usado que o Windows XP, de acordo com os dados da StatCounter. A empresa de estudos de mercado assinala a inversão de posições no top da tabela de preferências dos utilizadores este mês de outubro. Até final do mês passado o XP continua a ser o sistema operativo mais usado em todo o mundo.



O Windows 7 soma agora um pouco mais de 40 por cento do mercado e o XP já fica abaixo dos 38 por cento. O Vista continua a ser usado em cerca de 11 por cento dos computadores espalhados pelo mundo e o MacOS, que nos últimos meses melhorou ligeiramente a sua posição mundial, chega a 7,2 por cento dos PCs. O Linux mantém-se estável, abaixo de 1 por cento.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Em Portugal os números da StatCounter dão uma vantagem bem mais destacada ao Windows 7, indicando que a mais recente versão do sistema operativo da Microsoft assegura uma quota de quase 49 por cento. O Windows XP terá em Portugal uma quota de quase 24 por cento. O Mac OS controla cerca de 5 por cento do mercado e os sistemas Linux menos de um por cento.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na Europa a vantagem do Windows 7 face ao Windows XP também é mais estendida que a nível mundial. A versão 7 do Windows soma uma quota de 41 por cento, enquanto o Windows XP é usado por 34 por cento dos utilizadores de PC. O Vista detém ainda na Europa uma quota de 14,7 por cento e em relação ao Mac OS e ao Linux as diferenças são pouco relevantes face aos valores nacionais.