A informação foi avançada durante a Worldwide Partner Conference e surge cerca de duas semanas depois de a empresa gerida por Steve Ballmer disponibilizar o download gratuito da versão Preview.

A atualização do Windows traz de regresso o botão Iniciar e outros pormenores que "redefinem" o sistema operativo, diz a Microsoft, e que dão primazia à maior personalização e simplificação.

O upgrade ao Windows 8 foi anunciado apenas sete meses após a chegada ao mercado do mais recente sistema operativo da Microsoft, justificada por alguma necessidade em impulsionar a sua adoção, dizem os analistas de mercado.

Durante a Worldwide Partner Conference, a diretora financeira do Windows, Tami Reller, reforçou o facto de o Windows 8 ter cerca de 100 milhões de licenças vendidas e mais de 60 mil milhões de horas de utilização.

A versão RTM do 8.1 será disponibilizada a tempo de os parceiros da Microsoft poderem integrá-lo nas suas máquinas para a época de Natal, refere a empresa a partir do blog oficial do Windows.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico