Foi durante a edição anual da 17ª Conferência Internacional em Tecnologia de Assistência à Utilização apoiada pelo Center on Disabilities na California State University que Microsoft apresentou as várias tecnologias compatíveis com o Windows XP disponibilizadas em Outubro do ano passado aquando do lançamento do produto para responder às necessidades de pessoas com necessidades especiais.



Considerando que no passado os utilizadores deficientes tinham de esperar quase dois anos por um software de tecnologia de assistência à utilização, ou por aparelhos que apoiassem um sistema operativo acabado de chegar ao mercado, o Windows XP destaca-se pela rapidez com que chegou a esta categoria de utilizadores.



No desenvolvimento do Windows XP compativel com as necessidades do utilizadores defecientes várias empresas trabalharam com a Microsoft entre as quais a Compaq. Este trabalho permitiu a disponibilização de leitores, ampliadores de ecrã, teclados no ecrã, de equipamentos como o teclado para uma mão e dispositivos de ampliação para comunicação no momento em que o Windows XP chegou ao mercado.



À semelhança do Windows XP, o Microsoft Office XP também disponibiliza soluções que respondem às necessidades de acessibilidade dos utilizadores, por exemplo, as aplicações do Office XP têm funcionalidades básias de reconhecimento de discurso, o que permite que os utilizadores introduzam e editem dados, acedam a menus de controlo e executem comandos através de um microfone.



Para além deste fabricante, outras empresas apresentaram produtos neste evento, como a Assistive Technology, IntelliTools, Kurzweil Educational Systems, Macromedia, Madentec, ScanSoft e ZYGO Industries. Quanto a produtos compatíveis com o Windows XP destacam-se as empresas Ai Squared, Dolphin Computer Access, Freedom Scientific, GW Micro, Interactive Solutions, NXi Communications e Tash.



Notícias Relacionadas:

2002-02-28 - Avaliação dos sites do Estado aponta falhas na acessibilidade a cidadãos com necessidades especiais

2001-12-03 - Criada nova organização para a implementação de técnicas de acessibilidade no software