Um cliente da Microsoft iniciou um processo legal contra a empresa alegando que o Windows Genuine Advantage viola a legislação ant-spyware, noticiam o meios de comunicação norte-americanos. O processo foi iniciado em Seattle e visa a ferramenta de verificação da legalidade das licenças do software instalado nos computadores dos utilizadores, que tem já gerado enorme polémica.

O processo alega ainda que o Windows Genuine Advantage viola os direitos do consumidor e que reúne dados sobre a configuração do sistema, incluindo o modelo do computador, definições de região e o nome e dados da BIOS e número de série do disco rígido.

O Windows Genuine Advantage foi distribuído a 24 de Abril como um update prioritário, sendo instalado nos computadores de todos os utilizadores que fizeram a actualização automática. Na semana passada a Microsoft anunciou ter feito modificações na aplicação no sentido de não fazer a verificação automática sempre que o utilizador ligava o computador, o que atrasava muito o processo de arranque.

Actualmente a verificação é feita a cada 14 dias, tendo sido ainda divulgadas informações sobre como retirar a aplicação do sistema.

Notícias Relacionadas:

2006-06-29 - Microsoft corrige WGA Notifications a pedido dos seus utilizadores”