A Microsoft conta agora com 15 mil programadores a desenvolverem aplicações para o Windows Phone 7, anunciou a empresa numa mensagem publicada no blog oficial do seu novo sistema operativo móvel.

O número representa um aumento de 15 por cento - cerca de 2 mil programadores - para a comunidade em poucas semanas, uma vez que, segundo os dados divulgados pela empresa, esta não ultrapassava os 13 mil membros no início de Novembro.

Na mensagem, publicada esta semana, os responsáveis pelo WP7 afirmam ainda que a loja de aplicações conta agora com quase 3 mil apps, um número que deverá ser atingido até ao final da semana.

O mais recente sistema operativo da Microsoft para smartphones foi lançado na Europa a 21 de Outubro e nos EUA a 8 de Novembro e representa uma nova aposta da empresa no campo das aplicações, com mais oferta direccionada ao mercado de consumo e um maior controlo e centralização da sua disponibilização através de uma loja própria.

Embora disponha de trunfos como a integração com os serviços online para a Xbox 360 ou com as ferramentas de produtividade do Office, a companhia enfrenta, no mercado dos SO móveis, concorrentes poderosas e estabelecidas, como a Apple, com as suas 300 mil aplicações em loja e a Google, cujo Android Market já ultrapassou as 100 mil.

Em Portugal o acesso às funcionalidades como o Xbox Live e a própria loja de aplicações só ficam disponíveis em 2011, com a chegada da versão portuguesa do sistema operativo, como o TeK escreveu aqui. O facto não tem, no entanto, impedido empresas nacionais de apostarem na plataforma, existindo dezenas de aplicações "made in" Portugal em desenvolvimento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.