(Atualizada)

A Microsoft quer revolucionar a forma como usamos os smartphones, pondo o enfoque na utilização pessoal, e no facto de estes serem dispositivos cada vez mais pessoais, e companheiros perfeitos para o Windows 8.

"As pessoas são o centro do nosso design (...) queremos reinventar os smartphones à volta de si", garantiu Joe Belfiore, corporate vice president da Microsoft Corporation, durante a apresentação que decorre em São Francisco, que o TeK está a acompnhar ao vivo, a partir de Lisboa.

As novas funcionalidades do Windows Phone 8 estão centradas neste conceito, com as Live apps, integradas com o novo sistema operativo da Microsoft.

A apresentação do Windows Phone 8 estava marcada há várias semanas, acontecendo poucos dias depois do lançamento do Windows 8, durante o qual as atenções estiveram mais focadas no mundo dos computadores pessoais e tablets.

[caption]Nome imagem[/caption]

Um dos primeiros destaques da apresentação foi para o alargamento do suporte do Windows Phone a 50 línguas, incluindo 191 países na localização de aplicações. Mas as aplicações estão também entre os maiores destaques.

"Há muitas aplicações que estão a chegar ao Windows Phone e há mais a chegar. Nas próximas semana vamos ter 46 do top 50 das aplicações mais usadas noutros sistemas operativos móveis no Windows Phone. É uma grande evolução para nós", adianta Joe Belfiore. Já existem mais de 120 mil aplicações disponíveis e o número continua a crescer.

Entre as várias aplicações referidas a Pandora teve espaço especial, com a oferta de acesso grátis ao serviço durante um ano, sem anúncios.

Joe Belfiore gastou também bastante tempo da apresentação a falar sobre um dos problemas dos utilizadores de smartphones: os planos de dados. Usando a sogra como exemplo, o executivo afirma que o Windows Phone ajuda a reduzir o tráfego de dados em 45% na navegação Web, através do Data Sense que permite a compressão de dados e que foi trabalhada com os operadores móveis.

A família continuou a servir de pretexto para a apresentação de novas funcionalidades, nomeadamente com os jogos que as crianças querem usar nos smartphones dos pais. "O Windows Phone 8 é o único que tem uma solução para o problema, com o Kid's Corner, que permite às crianças jogarem mas protegendo a informação do telemóvel", adiantou levando os seus próprios filhos ao palco para mostrar a configuração ao vivo.

[caption]Nome imagem[/caption]

Na área da música o vice presidente da Microsoft Corporation deu relevo à integração com a Xbox Music, que afirma ser semelhante ao Zune e que garante o acesso à coleção de música de forma fácil, sem sincronização, usando a cloud. O responsável afirmou ainda que a Microsoft vai lançar uma ferramenta de sincronização que permite aos clientes trazerem todas as playlists do iTunes para o Windows Phone sem esforço, uma aplicação que também sincroniza as fotografias para os novos smartphones.

[caption]Nome imagem[/caption]

Steve Ballmer subiu ao palco em último lugar, afirmando que estes dias são de grande excitação para a Microsoft, com o lançamento do Windows 8, que está a ter uma procura acima da versão anterior, mas destacando que há anos que a Microsoft se propôs a criar um smartphone verdadeiramente pessoal para cada utilizador, e que o Windows Phone 8 concretiza este esforço.

[caption]Nome imagem[/caption]

"Há uma coisa que diferencia o Windows Phone 8: o hardware espetacular dos nossos parceiros", garante ainda o CEO da Microsoft depois de falar da personalização, os Live tiles, a integração e o trabalho próximo com os parceiros.

Os primeiros equipamentos para Windows Phone já foram revelados por alguns dos parceiros que habitualmente alinham ao lado da Microsoft. A Samsung foi a que mais se adiantou, revelando ainda na IFA o Samsung Galaxy Ativ S, e roubando protagonismo à Nokia que tinha marcado para o início de setembro o anúncio do Lumia 920 e o Lumia 820, enquanto a HTC mostrou o Windows Phone 8X e o Windows Phone 8S.

Estes foram alguns dos equipamentos que Steve Ballmer mostrou à audiência, destacando a sua qualidade.

Na Europa os equipamentos começam a ser vendidos já este fim de semana, alargando a disponibilização em novembro. Nos Estados Unidos há um acordo com a Verizon que permitirá aos clientes comprar o Nokia Lumia 822 a partir de 49 dólares já a partir do dia de Ação de Graças.

Em Portugal a TMN e a Vodafone já garantiram que vão ter no final de novembro os primeiros smartphones Windows Phone 8 com o modelo 8X da HTC.

"Este é o momento do Windows Phone. Os principais fabricantes estão connosco, temos centenas de operadores a comercializado os smartphones, e os developer estão a criar as soluções e aplicações para que os nossos clientes em todo o mundo tenham a melhor experiência. (...) O Windows Phone é o melhor telemóvel para o Windows", garantiu Steve Ballmer, afirmando que nos próximos meses os clientes terão a oportunidade de ver como o ecossistema do PC e dos telemóveis funcionam, em conjunto.

Ainda hoje a Microsoft lançou uma aplicação para Windows 8 que permite aos utilizadores do Windows Phone sincronizarem com o computador as fotografias, vídeos e música, de forma bastante fácil.

A apresentação terminou sem qualquer referência quanto à possibilidade de upgrade dos equipamentos com Windows Phone 7.5 para a versão 7.8, pela qual muitos donos do Lumia 900 têm aguardado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi sendo escrita à medida que decorria a conferência em São Francisco, que terminou cerca das 18.10, hora de Portugal Continental.
A notícia voltou a ser atualizada às 18.32 para incluir informação sobre o serviço de música.