A Microsoft começou a distribuir a atualização Mango aos utilizadores do seu Windows Phone. O upgrade integra mais de 500 novidades e chegará aos smartphones com o sistema operativo ao longo das próximas semanas.



Para Portugal uma das novidades relevantes será certamente o facto do produto ganhar finalmente suporte para português, o que "abre a porta" a um conjunto de serviços associados ao sistema operativo que até agora estavam bloqueados.



De acordo com as estimativas, o processo de atualização deverá estar concluído em quatro semanas. Os utilizadores serão informados, como aconteceu em atualizações anteriores, através de um SMS. Para concretizar a atualização terão de ligar o equipamento a um PC com a última versão do software Zune instalada, ou com Windows Phone 7 Connector, para quem tem um dispositivo Mac.



Na informação que disponibilizou, a Microsoft também recorda que é necessário ter espaço livre no smartphone para acolher a nova atualização, tal como no PC, onde será guardada uma cópia de segurança dos dados do telefone.



Durante a primeira semana de disponibilização da atualização, que leva o Windows Phone para a versão 7.5, esta deverá chegar a 10 por cento dos utilizadores. Na segunda semana o número de equipamentos atualizados deverá aumentar para 25 por cento e nas semanas seguintes o upgrade chega aos restantes dispositivos.



Entre as novidades do Mango, além da extensão para o suporte a 22 línguas, estão o suporte para multitarefas, navegação web mais rápida e suporte para HTML5. Novos comandos de voz, correio de voz visual ou toques personalizados são também novidades que passarão a integrar o sistema operativo móvel da Microsoft.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico