Embora por uma margem estreita, as vendas do sistema operativo Windows para servidores em 2005 foram pela primeira vez superiores às do Unix. Segundo as contas da IDC, os produtos Windows vendidos pelas fabricantes de servidores durante o ano passado somaram 17,7 mil milhões de dólares, quando as máquinas baseadas em Unix originaram 17,5 mil milhões de dólares.




De forma menos surpreendente, os dados da IDC apontam para uma outra mexida no ranking dos sistemas operativos para servidores, uma vez que o Linux se situa agora numa cómoda terceira posição, superando o sistema operativo para mainframes z/OS da IBM. As vendas de servidores Linux aumentaram para os 5,3 mil milhões de dólares, face aos 4,3 mil milhões registados em 2004, quando a IBM viu baixar as suas vendas para os 4,8 os mil milhões, dos 5,7 mil milhões que havia registado em 2004.




O prognóstico dos anos 90 que atribuía a futura liderança do mercado de servidores à Microsoft demorou a concretizar-se por várias razões, diz a IDC. Por um lado o sistema operativo da Microsoft demorou mais a amadurecer e por outro lado teve de confrontar-se com o êxito de algumas das versões do Unix, nomeadamente o Solaris da Sun Microsystems. Existe ainda a lenta, mas firme, progressão do Linux no mercado dos servidores, que não estava prevista.




O "mercado" Unix é liderado pela IBM, com uma quota de mercado de 31,8 por cento, seguida da Hewlett-Packard, que em 2005 alcançou uma quota de mercado de 29,8 por cento. A terceira posição é ocupada pela Sun, com 26,2 por cento de quota de mercado.




De salientar que a Sun quer fazer do Solaris um projecto open source, colocando-o nos servidores x86. Apesar de uma queda de 10 por cento nas receitas Unix, a Sun domina o mercado em venda de unidades, com 59 por cento dos 272 mil sistemas comercializados em 2005, diz por sua vez a Gartner.





Notícias Relacionadas:
2005-08-19 - Sun Microsystems cria nova divisão para coordenação de actividades open-source
2005-06-14 - Sun cumpre promessa de abrir código fonte do Solaris