Ao longo deste ano o mercado mundial de computadores pessoais deverá crescer 11 por cento ao serem vendidas 257,1 milhões de máquinas. Destas, 103,2 milhões serão portáteis e 153,9 milhões de secretária, comenta a Gartner. Ao contrário do que se esperava, o novo sistema operativo da Microsoft falhou como chamariz para a adopção de novas equipamentos.




A consultora refere que "os números do mercado indicam que o Vista teve um impacto muito limitado na procura" de computadores e que os números de 2007 serão potenciadas pela adesão dos países emergentes a estes equipamentos e pela crescente adopção de laptops, que não terão necessariamente o Windows Vista incorporado.




Pelas contas da Gartner, países como o Brasil, China, Rússia e Índia, serão responsáveis por 55 por cento do total de computadores vendidos a novos utilizadores. Os mercados emergentes continuarão a apostar na tecnologia e, nos próximos dois anos, deverão ser responsáveis pela venda de 128 milhões de novos equipamentos - 77 milhões dos quais serão notebooks -, o que representará um quarto de todos os computadores vendidos entre 2007 e 2008.




Com o mês de Junho a terminar, a consultora adiantou à PC World que o balanço das vendas mundiais de PCs no primeiro semestre apontam para um aumento de 10,3 por cento no período, o que representa a venda de 119,6 milhões de equipamentos comercializados.




Notícias Relacionadas:

2007-06-01 - Mercado de semicondutores deverá crescer 2,5% este ano

2007-04-19 - Mercado de PCs cresce 9% no primeiro trimestre do ano com HP novamente no comando