Reconhecido pela Microsoft como o sistema operativo mais seguro de sempre, o Windows Vista tem sido alvo de críticas nesta área com vários especialistas a mostrarem as suas vulnerabilidades. Um estudo agora divulgado pela PC Tools, que vende software de segurança para PCs, indica que o Vista resiste a mais ataques do que o XP, mas fica atrás do Windows 2000 a nível de resistência.

O relatório junta estatísticas de 1,4 milhões de computadores para concluir que o Vista é mais seguro do que o XP em 37 por cento, mas que a sua susceptibilidade é maior do que a do Windows 2000. A informação proveniente do serviço ThreatFire indica que o Vista deixou "entrar" 639 ameaças por mil computadores, comparativamente com as 586 do Windows 2000 (não sendo diferenciado entre sistema operativo para PCs e servidores) e 478 do sistema operativo para servidores Windows 2003. Já o Windows XP foi recordista, com 1.021 ameaças bem sucedidas em mil computadores ao longo dos seis meses em que decorreu a avaliação.

A análise não estabelece qualquer comparação com o facto do Windows XP estar há mais tempo no mercado e de existirem normalmente mais ataques e malware desenvolvido para sistemas operativos de consumo do que para servidores.

Citado pela Information Week, um porta voz da Microsoft afirma que esta comparação da PC Tools não reflecte os números da ferramenta de remoção de software malicioso da Microsoft, que corria em mais de 400 milhões de máquinas em Dezembro de 2007 e que nos seis meses anteriores detectou malware em apenas 2,8 mas máquinas com Vista e 7,2 por cento nas máquinas com Windows XP com o SP" aplicado.

Notícias Relacionadas:

2007-11-27 - Hackers focam-se nos ataques ao Vista em 2008