A pesquisa de informação é mais uma das áreas de aposta forte da Microsoft com o novo Windows Vista. No Menu Iniciar mantém-se a possibilidade, já disponível com as versões anteriores, de procura de documentos ou ficheiros, mas surge agora de forma simplificada através da opção Procura Rápida. Basta digitar parte do nome do ficheiro ou propriedades para chegar lá.



À medida que o utilizador vai escrevendo o sistema apresenta correspondências que podem ser aplicações, Favoritos da Internet, documentos, contactos, eventos de calendário, ou mesmo mensagens de correio electrónico.



http://imgs.sapo.pt/gfx/417118.gif


A pensar numa busca mais rápida a empresa de Bill Gates adicionou também a possibilidade de introduzir nos ficheiros palavras passe ou propriedades que facilitem a pesquisa do utilizador quando este não sabe onde guardou determinado documento, foto, ficheiro ou simplesmente não se recorda do seu nome.



As Pastas de Procura são outra novidade e podem ser utilizadas para qualquer tipo de localização no computador. Esta funcionalidade permite juntar num único local as pesquisas já efectuadas, mediante determinados critérios e independentemente da sua localização física no PC.



http://imgs.sapo.pt/gfx/417119.gif


Os Exploradores são, aliás, ferramentas disponíveis em várias áreas do sistema operativo, sempre com o mesmo objectivo de ajudar a procurar e organizar informação, seja no painel de controlo, na galeria fotográfica, ou noutra secção. Muitos já existiam mas foram optimizados.



Há também um conjunto de outros aspectos ligados ao design do sistema que caminham no mesmo sentido. Sem estarem directamente relacionados com a pesquisa de informação, assumem-se também como contributos positivos para uma melhor organização do trabalho.



http://imgs.sapo.pt/gfx/417120.gif


Incluem-se neste leque a nova forma de visualização das páginas abertas em simultâneo, ou a possibilidade de identificação de ficheiros através de ícones como a capa de um disco ou a primeira folha de um documento que permitem localizar sem ter de abrir.



Notícias Relacionadas:

2007-01-30 - Windows Vista - Uma funcionalidade por dia - Interface melhorado