Foi pela segurança que a Microsoft atrasou o lançamento do Vista e é nesta área que a empresa garante ter feito a sua grande aposta face às versões que antecederam este mega upgrade.



O Controlo de Contas de Utilizador é uma das novidades do Vista. Através desta funcionalidade é possível definir vários níveis de acesso ao sistema com diferentes privilégios. O objectivo é evitar que uma criança ou um utilizador com menos experiência ceda às apelativas solicitações que muitas vezes encontramos a navegar na Internet, com novos programas ou actualizações constantemente a piscar.



Com este mecanismo é possível diferenciar acessos e garantir que perante uma situação potencialmente perigosa, em que o utilizador é instigado a instalar um programa ou ultrapassar os limites de segurança previamente definidos, só possa faze-lo introduzindo uma password que lhe irá reconhecer privilégios de administrador. Desta forma eliminam-se alguns tipos de ataques que necessitam de acessdo a uma conta com privilégios para serem bem sucedidos.



http://imgs.sapo.pt/gfx/417207.gif

Cabe aqui o novo sistema de controle parental que vai permitir a pais ou educadores filtrem os conteúdos visualizados pelos filhos para posterior monitorização.



Adicionalmente, o novo Vista reedita o sistema de actualizações automáticas como forma de acesso directo e imediato às correcções que vão sendo lançadas pela empresa e mantém à disposição do utilizador o Centro de Segurança e o Windows Defender, duas ferramentas que auxiliam na prevenção de ameaças.



O firewall, que ajuda a criar uma barreira protectora às ameaças que vêm da Internet, passa a estar integrado com o sistema operativo, ao contrário do que acontecia com o XP, eliminando-se a necessidade de download e configurações.



O Address Space Layout Randomization é mais uma novidade do Vista e garante que sempre que o PC é ligado os ficheiros chave do sistema são carregados em localizações diversas, dificultando a execução de código malicioso.



Ao nível do Internet Explorer está disponível para o Windows Vista um mecanismo que previne a instalação silenciosa de código malicioso via Internet, impedindo o browser de escrever informação noutro local que não seja uma pasta temporária até permissão em contrário.



http://imgs.sapo.pt/gfx/417208.gif

O utilizador dispõe também de uma ferramenta de Remoção do Software Malicioso que de forma periódica verifica o comutador à procura de vírus. Esta possibilidade não vem integrada de origem na suite mas pode ser descarregada de forma gratuita.



A opinião de que o Windows Vista faz grandes progressos ao nível da segurança é dominante, mas muitos especialistas aconselham prudência e recomendam os utilizadores a esperar pela compra de um novo PC, já com o sistema incluída, para experimentar as novidades nesta área.



"Enquanto os utilizadores do XP mantiverem as suas actualizações em dia, não há nenhuma razão de peso para comprar o Windows Vista", considera David Milman CEO da Rescuecom, uma empresa de reparação de PCs. "Sugerimos às pessoas que esperem até à aquisição de uma nova máquina para ter o Vista, por razões económicas e práticas", continua o mesmo responsável citado pela C|Net. Isto porque se considera que a Microsoft fez um trabalho com o Service Pack 2 que adicionou ao Windows XP um conjunto de novas funcionalidades de segurança, suficientes para assegurar uma experiência segura de utilização do PC.



Se está entre os utilizadores que se preparam para comprar um novo PC importa lembrar que a totalidade das funcionalidades de segurança desenvolvidas pela Microsoft para o Vista estão apenas disponíveis na versão de topo do software, o Vista Ultimate.



Notícias Relacionadas:

2007-01-31 - Windows Vista - Uma funcionalidade por dia - Mais e melhor pesquisa

2007-01-30 - Windows Vista - Uma funcionalidade por dia - Interface melhorado