O primeiro pacote de correcções ao sistema operativo Windows XP da Microsoft estará disponível a partir do próximo dia 9 de Setembro, com novas características e medidas de segurança e com a possibilidade de remoção de alguns dos programas incluídos, cumprindo os termos acordados em Outubro passado com Departamento de Justiça dos Estados Unidos.



A empresa assegura que o pacote contém todos as actualizações de segurança desenvolvidas como parte da iniciativa "Trustworthy Computing" lançada no início do ano, e com um custo associado de 100 milhões de dólares (101,8 milhões de euros), segundo Bill Gates, citado pela agência de notícias Reuters.



O pacote permite igualmente que os utilizadores ou outros fabricantes removam por exemplo o browser ou o programa de media player pré-definidos, entre outros, indo ao encontro dos termos da proposta acordada com o DOJ e os nove estados norte-americanos. Desde o lançamento do software no final do ano passado, a empresa já apresentou pelo menos 30 "buletins" de segurança para o mesmo.



O Windows XP Service Pack 1 estará disponível através de download a partir do site da empresa ou em CD.



Segundo dados fornecidos pela Microsoft, até ao final do passado mês de Junho o Windows XP vendeu 46 milhões de unidades.



Notícias Relacionadas:

2002-05-24 - Microsoft apresenta correcções ao Windows XP cumprindo acordo com DOJ

2002-03-18 - Nova fase na batalha dos estados norte-americanos litigantes contra a Microsoft

2001-12-22 - eEye descobre três vulnerabilidades de segurança no Windows XP

2001-10-25 - 25 de Outubro - O dia do Windows XP