Tal como estava previsto, a RTM (Release to Manufacturate) do Windows 7 em inglês começou ontem a ser oferecida a parceiros e OEMs e aos profissionais da rede Technet e programadores com assinaturas MSDN. A versão fica esta sexta-feira disponível para os clientes empresariais com licenciamento de volume e Software Assurance (SA).

Segundo o calendário de disponibilização do futuro sistema operativo da Microsoft, divulgado no mês passado, os parceiros Gold e certificados no Microsoft Partner Program têm luz verde a 16 de Agosto através do portal de parceiros para a release em inglês, ficando as restantes línguas, incluindo o português, disponíveis a 1 de Outubro.

A 23 de Agosto será a vez dos assinantes do Microsoft Action Pack também poderem ter uma visão antecipada da RTM em inglês, e nas restantes línguas algumas semanas depois.

Recorde-se que o calendário de disponibilização do Window 7 foi divulgado a 22 de Julho, em resposta a rumores que apontavam para a “circulação” online da RTM, através de redes P2P.

A data de lançamento comercial da nova versão do sistema operativo da gigante do software continua marcada para 22 de Outubro.