O Media Markt de Alfragide acolhe hoje aquele que é considerado um dos maiores eventos internacionais na área dos videojogos, os World Cyber Games. Este ano, Portugal escolhe apenas um representante para levar à competição internacional (entre os candidatos já apurados nas eliminatórias), mas o encontro conta ainda com vários torneios paralelos em que o público pode inscrever-se gratuitamente no local.

As portas abrem às 10 horas, com várias consolas e computadores à disposição dos visitantes e a possibilidade de participar em competições de Halo 3 (em equipas de dois), Fifa World Cup e Need for Speed, adianta a organização. O clássico das corridas de carros poderá também ser experimentado numa perspectiva diferente, com a ajuda dos novos monitores 3D da Samsung, que patrocina o evento.

Durante o dia serão ainda disputadas as várias partidas que permitirão escolher o melhor jogador nacional de Guitar Hero (jogado na Xbox 360), que viaja até Los Angeles (EUA) para a final internacional dos World Cyber Games, em que participam 80 países, entre 3 e 5 de Outubro.

Em edições anteriores a comitiva lusa chegou a contar com mais de 10 jogadores mas, e embora a competição internacional continue a abarcar vários títulos, "este ano, por questões de orçamento, Portugal só concorre com um jogo", adiantou Ricardo Corvo, da empresa responsável pela organização.

"O Guitar Hero foi escolhido por ser o mais casual" dos jogos propostos, por oposição a títulos "mais hardcore, como o Counter-Strike", e permitindo um envolvimento diferente com o público, explicou o responsável.

O lugar de embaixador português da guitarra é disputado por 16 candidatos, com idades entre os 18 e 25 anos, previamente escolhidos nas eliminatórias que têm vindo a ter lugar desde Junho. Três deles são raparigas.

A CGV, responsável pela organização do evento em território nacional desde 2005, não avança estimativas para o número de visitantes, até porque este ano a passagem do WCG dura apenas um dia, ao invés do que tem acontecido nas edições anteriores.

O ano passado, por exemplo, passaram pelos dois dias de World Cyber Games portugueses "6 a 7 mil pessoas", em 2008 foram 28 mil - mas o encontro durou quatro dias.

Na origem dos "cortes" estão as referidas questões de orçamento, num evento que depende do apoio dos parceiros, como a Samsung, Xbox, Media Markt e Game Stop, por exemplo.

Até às 23 horas será possível passar pela loja de electrónica, hoje transformada em arena de videojogos, mas os torneios têm hora prevista de término para as 19h30. Os interessados em participar nas competições podem inscrever-se a partir das 10h.