O consórcio Worldwide LHC Computing Grid abre hoje as portas, convidando os media registados e os convidados a festejar o LHC Grid Fest, um dia para a celebração do sucesso e desafios a que o Worldwide LHC Computing Grid se propôs há três semanas.

A iniciativa combina o poder tecnológico de mais de 140 centros de computação em 33 países e permite que milhares de investigadores alcancem novas descobertas para vários ramos científicos, enquanto traduzem informação bruta em novos conhecimentos para a ciência universal.

Hoje, o Worldwide LHC Computing Grid celebra a entrada num novo patamar: a gestão de mais de 15 milhões de gigabytes de informações a alcançar anualmente, produzidas a partir de centenas de milhares de colisões subatómicas no Large Hadron Collider a cada segundo.

O Large Hadron Collider entrou em actividade nos laboratórios do CERN em Genebra no início de Setembro, e assume-se como o maior acelerador de partículas que existe. A sua construção tem como meta tentar recriar os momentos que se seguiram ao Big Bang e é suportado por uma rede definida por alguns como "Internet paralela".

Para o próximo dia 21 de Outubro está agendada a inauguração do LHC, evento onde se contará com a presença de diversos convidados e representantes do CERN.