Os admiradores europeus de jogos vídeo têm finalmente a oportunidade de experimentar e levar para casa a Xbox, a primeira consola de entretenimento da Microsoft, a partir de hoje, dia 14 de Março. O lançamento foi efectuado simultaneamente em 16 países europeus, incluindo Portugal. A Microsoft aproveitou ainda o dia de hoje para lançar a consola na Austrália.



Os portugueses mais fanáticos puderam deslocar-se à loja Fnac do Centro Comercial Colombo de Lisboa, que esteve excepcionalmente aberta esta madrugada - para além do horário normal de funcionamento - apenas para o lançamento. Apesar do curto período em que a loja esteve aberta nesta madrugada - uma hora - o responsável de Fnac Colombo, Manuel Rodrigues, confirmou ao TeK que as vendas foram superiores às expectativas, tendo sido comercializadas dezenas de consolas e centenas de jogos.



Incorporando mais capacidades do que a rival PlayStation 2 (PS2) da Sony, a Xbox já está disponível nos Estados Unidos desde 15 de Novembro, e no Japão desde 22 de Fevereiro. Contudo, a ideia que serviu de base à concepção da consola surgiu apenas há 18 meses.



Apesar da Microsoft ter referido o sucesso das vendas da consola nos mercados norte-americano e japonês, o lançamento da consola Japão ficou marcado pelo facto de alguns consumidores se terem queixado de que a máquina de jogos riscava os discos de DVD, um facto reconhecido pela empresa de Bill Gates.



A Microsoft, que gastou mais de 550 milhões de dólares numa campanha global de marketing para promover a nova consola, não revelou dados concretos relativos ao número de unidades que vão estar inicialmente disponíveis nas lojas europeias, mas mantém a garantia de que vai ter nas lojas 1,5 milhões de consolas na Europa e entre 4,5 a 6 milhões em todo o mundo.



Esse número é, porém, ainda inferior ao alcançado pela PS2. Desde o seu lançamento em Novembro de 2000 já foram vendidas 28 milhões de unidades da consola da Sony. Outra concorrente que a Microsoft não deve descurar é a Nintendo que se prepara para lançar em Maio a sua máquina de jogos GameCube na Europa, por metade do preço da Xbox.



No que diz respeito ao hardware, não há dúvida que é a máquina de jogos da empresa de Bill Gates quem lidera, contendo uma configuração semelhante a um PC de gama de entrada: processador Intel Pentium III de 733 MHz, processador gráfico da NVIDIA, disco rígido interno de 8 GBytes, leitor de DVD e porta Ethernet para acesso à Internet em banda larga, permitindo jogar online. O sistema operativo consiste numa versão básica e modular do Windows 2000. Desta forma, cada jogo pode incorporar os módulos de que necessita.



A esta lista somam-se uma série de periféricos adicionais que alargam as capacidades da consola, com destaque para o Kit DVD Vídeo Xbox, com um preço de venda a público de 49,99 euros, que permite a reprodução de filmes DVD, bastando ligar o receptor a uma porta de controlador e utilizar o comando remoto para controlar a leitura e exibição do disco.



No lançamento europeu da Xbox já estão disponíveis 20 títulos de jogos, de acordo com Rodolfo Oliveira, director do departamento de Comunicação da Microsoft Portugal, que acrescenta ainda que tal variedade é um "facto inédito relativamente a qualquer outra consola de jogos".



Essa oferta de títulos acima da média não deve ser alheia ao facto de a gigante de software contar para a sua consola de jogos com um elevado número de produtoras e editoras associadas que abrangem a maioria das principais companhias do sector, como a Electronic Arts, Sega, Eidos, Infogrames, Capcom, Activision, Codemasters, Interplay, Konami, LucasArts, Namco, Sierra e Ubisoft.



A grande desvantagem da Xbox é o seu preço de 479,99 euros, 60 por cento superior ao custo da concorrente PS2 que pode ser adquirida por 299 dólares e já tem uma grande base de máquinas instaladas, o que pode ser também outro factor condicionador da compra. Em Portugal, a distribuição da consola ficará a cargo da Ecofilmes, em lugar da Microsoft. Essa empresa nacional foi responsável pela distribuição das consolas da Sega.



Notícias Relacionadas:

2002-03-08 - Utilizadores americanos da PlayStation 2 vão poder jogar online a partir de Agosto

2002-03-07 - Microsoft substitui e repara Xbox com defeito no Japão duas semanas após lançamento

2002-02-18 - Consola Xbox da Microsoft chega ao Japão no final da semana

2001-12-13 - Microsoft quer colocar jogos da consola Xbox online em 6 meses

2001-11-15 - XBox à venda desde hoje nos Estados Unidos

2001-10-18 - Xbox tem data e preço para lançamento na Europa