A Microsoft apresentou a Xbox One, a consola de nova geração que vem substituir a Xbox 360. Acompanhado de um sistema Kinect refinado que reconhece um vasto leque de gestos e comandos de voz, a nova consola quer substituir a maior parte dos equipamentos ligados a uma televisão.

[caption]Xbox One Portugal[/caption]

[caption]Xbox One Portugal[/caption]

O objetivo é unificar uma experiência "fragmentada", como considerou o presidente da área de entretenimento da Microsoft, Don Mattrick.

Para ligar a consola o utilizar tem que dizer o comando "Xbox: On" e para executar outras tarefas o sistema é o mesmo - "Xbox: ver televisão" ou "Xbox: ouvir música". Durante a demonstração os comandos de voz foram dados em inglês não sendo ainda certo se a consola vai suportar o português.

Através de comandos de voz é possível trocar de aplicações e serviços de forma instantânea e com um gesto que reúne os pulsos do utilizador é possível fechar uma aplicação.

O interface é conhecido dos utilizadores. A Microsoft adotou um metro style mais sóbrio.

[caption]Xbox One Portugal[/caption]

A nível de hardware ficaram por revelar algumas especificações como o processador que usa e qual a unidade de processamento gráfico que suporta a Xbox One. Mas durante a apresentação ficou-se a saber que a consola comporta 8GB de RAM, 500GB de armazenamento interno, leitor de Blu-Ray, entradas HDMI e USB 3.0.

O novo Kinect evoluiu para um sensor Full HD com maior capacidade de reconhecimento a nível de área, profundidade e precisão. A Microsoft revelou durante a apresentação que o Kinect, que vem de origem com a consola, processa 2GB de dados por segundo para conseguir a melhor precisão possível do jogador ou utilizador.

Mas uma consola para ter sucesso precisa de jogos e a tecnológica norte-americana está apostada em garantir um vasto leque de títulos quando a Xbox One ficar disponível globalmente no final do ano.

FIFA, Madden NFL, UFC e NBA da EA Sports, Forza 5 e um novo jogo Quantum Break que deve enquadrar-se dentro dos 15 títulos exclusivos que a Microsoft vai garantir na data de lançamento.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico