A Xerox inventou uma tecnologia de impressão capaz de produzir imagens que duram apenas um dia. O invento vai permitir uma redução significativa dos consumos de papel nas organizações onde, em média, por cada cinco folhas impressas apenas três são necessárias por períodos superiores a um dia de trabalho, indicam cálculos da empresa americana.



Terminado o dia a tinta impressa na página desaparece e esta fica novamente pronta para imprimir, tantas vezes quantas for necessário. A ideia, que já está a ser patenteada, é por agora apenas um projecto de investigação em fase de desenvolvimento de um protótipo que levará tempo a transformar-se em iniciativa comercial.



A tecnologia Erasable Paper está a ser desenvolvida em parceria com o Centro de Investigação de Palo Alto (PARC). A unidade de investigação do Canadá da empresa de impressoras e consumíveis é responsável pelo desenvolvimento do papel "apagável", enquanto o PARC se dedica ao desenvolvimento de uma máquina que imprima imagens no papel especial.



Os mentores da ideia são os investigadores da Xerox que ao desenvolverem componentes que mudavam de cor quando absorviam uma determinada quantidade de luz observaram que essa cor desaparecia ao fim de algum tempo, cerca de 16 a 24 horas após o contacto com a luz.



Notícias Relacionadas:

2001-07-27 - Xerox anuncia nova tecnologia de impressão a cores