As portas só abriram às 15h00 mas a tenda, com cerca de 1.000 metros quadrados, que acolhe a 13ª edição da XL Party já conta com cerca de 250 participantes.

O número é apenas uma pequena amostra daquilo que os responsáveis antecipam para o evento que começa hoje, no Parque Central da Maia, onde são esperados cerca de 50 mil visitantes, ao longo dos quatro dias de festa.

"A tenda já está cheia", contou ao TeK Pedro Oliveira, da organização, cerca de meia hora após ter sido dado início às "hostilidades", explicando que a LAN party propriamente dita só começa pelas 18 horas, numa área do recinto reservada ao efeito.

A lotação para essa zona, onde os participantes se instalam com os seus computadores portátil, já se encontra esgotada, assegurando a participação de mil jogadores, que estão autorizados a permanecer no local 24 sobre 24 horas. A área está preparada para dormidas e inclui banhos. As inscrições foram todas feitas online e importavam o pagamento de 30 euros.

Questionado a respeito da pertinência de um evento do género nos dias que correm (em que a largura de banda de Internet ao nível residencial já é muito satisfatória), o responsável explica que ali a velocidade é superior - garantida por três linhas de 1Gbps cada - e que os jovens vão em busca do "convívio e competição".

"Online existe muita batota, aqui há controlo", refere, explicando que as partidas são supervisionadas por administradores que assistem aos jogos.

Pedro Oliveira reiterou que as LAN parties da XL Party são as maiores do país, beneficiando da popularidade crescente do evento, que se realiza desde Dezembro de 2006 e tem recebido cada vez mais participantes. Na primeira edição os jogadores eram 80 e na última bateram, pela primeira vez, o recorde dos mil ligados em rede.

O evento acontece de três em três meses, em diferentes localidades nacionais. A próxima edição terá lugar entre 1 e 3 de Outubro e viaja, pela primeira vez na história da iniciativa, até aos Açores. Depois volta a ser a vez de Lisboa, em Dezembro.

Para além dos jogos de computador em rede, o evento - que se assume actualmente como um "festival" - comporta actividades que vão desde as conferências e apresentações na área das tecnologias aos torneios de consolas, desportos radicais ou concertos, procurando chegar a um público cada vez mais diversificado.