A Yahoo promete avançar com a versão beta do seu motor de busca para desktop no início do próximo mês de Janeiro. O lançamento pressupõe um acordo de parceria com a X1 Technologies, que já dispõe de um programa de busca de arquivos para discos duros que abrange o correio electrónico, documentos de Word, PDFs, fotografias e ficheiros de música.




A aplicação do Yahoo permitirá que os utilizadores pesquisem os seus PCs assim como a Web através do Yahoo Search, mas futuras adições possibilitarão buscas dentro dos ficheiros da solução de instant messaging do portal, assim como do serviço de correio electrónico que oferece, adianta a C|net.




Além de surgir como uma nova ferramenta para o utilizador, a aplicação do Yahoo pretende igualmente servir para reforçar as receitas da empresa, sendo de prever que o motor de busca venha a incluir publicidade personalizada. Em princípio, a versão beta não integrará anúncios, embora surjam nas pesquisas através da Web.




Segundo a data de lançamento agora anunciada, o motor de busca para PC da Yahoo chegará com dois meses de atraso face à disponibilização, no passado dia 1 de Outubro, do Google Desktop, a solução de pesquisa de ficheiros em disco rígido criada pelo Google (ver Notícias Relacionadas).




Mas este mercado deverá conhecer outros players no curto prazo, nomeadamente a Microsoft que mencionou, por várias vezes, estar a trabalhar no desenvolvimento de uma ferramenta própria de pesquisa para desktop, que estima disponibilizar nos Estados Unidos ainda este ano.




Notícias Relacionadas:

2004-10-14 - Google avança com motor de pesquisa para o desktop

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.