Depois do Google, do Wordpress e de outros canais, foi a vez da Yahoo abraçar o standard OpenID 2.0, que visa solucionar o problema dos múltiplos registos e passwords associadas em diferentes páginas.



O sistema permite que a identidade de um utilizador seja dada por um URL ou XRI que seja autenticado por qualquer servidor associado ao protocolo. Os utilizadores têm apenas de se registar num dos canais que suportam a norma, escolhendo o seu nome de utilizador. A partir daí, quando aceder a uma página "compatível" com o OpenID, tudo o que terão de fazer é colocar no login, por exemplo, http://nomedoutilizador.xxxx.com. Esta passa a ser a identificação do utilizador para qualquer página.



No caso do Yahoo, no total, serão mais de 10 mil páginas onde o utilizador poderá entrar com esta ferramenta de identificação digital, o que facilitará a navegação e o acesso aos diferentes sites. O Yahoo já referiu que vai migrar 250 milhões de IDs para a plataforma de identificação digital.



O serviço será implementado nos sistemas Yahoo a partir do dia 30 de Janeiro, ainda em versão beta. Após esta adopção, o Yahoo vai integrar o Sign-In Seal, uma mensagem ou imagem que vai ajudar a proteger o utilizador de ameaças de phishing.



Notícias Relacionadas:

2005-09-06 - Estudo indica que novas tecnologias de identificação podem provocar aumento do número de fraudes