A Computex é sinónimo de novidades no sector dos computadores, e com a edição 2018 a decorrer, o TEK não poderia deixar de lhe trazer as maiores novidades do certame. Uma das mais curiosas revelações da feira taiwanesa aconteceu esta terça-feira, com a Asus a apresentar o novo ZenBook Pro 15.

O portátil apresenta configurações e estética de topo, mas o pormenor que mais se destaca reside no trackpad. Para dar uma nova utilidade a esta zona do computador, a empresa concebeu um display sensível ao toque que duplica funcionalidades - screenpad é o nome deste sistema.

tek screenpad

O screenpad é, de acordo com a Asus, o primeiro "touchpad inteligente do mercado". É que o ecrã de 5,5 polegadas, e resolução de 1.920 x 1.080, não serve apenas para apresentar informações contextuais ao utilizador, mas funciona também como rato. Desta forma, como sublinha a tecnológica, as opções de sistema, dispostas no ambiente de trabalho, podem ser reduzidas ao mínimo, abrindo-se espaço aos conteúdos.

Adicionalmente, o "pequeno ecrã" pode também servir de complemento para o teclado, apresentando símbolos, números, caracteres especiais e opções de ajuste para o tamanho e para as cores da fonte.

A estas funcionalidades, pode ainda juntar a abertura direta de utilitários e de alguns conteúdos de entretenimento.

O ZenBook Pro 15 não é, no entanto, uma peça de coleção. O portátil conta com componentes de ponta, conjugados a pensar nos criadores e editores de conteúdos gráficos. Neste domínio, o sector visual fica assegurado graças a uma certificação Pantone, que garante a reprodução de 100% das cores que integram a paleta Adobe RGB.

As configurações técnicas possíveis são várias, mas de acordo com a lista de componentes apresentados, o portátil pode ser adquirido com um processador até Intel Core i9, RAM de até 16GB, 1TB de armazenamento interno, ecrã LCD 4K, com sensibilidade ao toque opcional, gráfica Nvidia GeForce GTX 1050 TI com 4GB dedicados, bateria com autonomia para 10 horas de utilização contínua, duas portas USB-A, duas USB-C, uma HDMI e um leitor de cartões microSD. Tudo isto comprimido numa estrutura metálica de 1,88 Kg, com dimensões de 365mm x 251mm x 18,9 mm.

O computador vai chegar ao mercado no início de julho, com um preço base de 1.965 euros.