O serviço e-agenda já está normalizado depois de alguns problemas técnicos registados no lançamento, de que o TeK deu conta. Segundo dados do Ministério da Saúde, desde Janeiro já foram marcadas mais de 17 mil consultas em centros de saúde e existem mais de 38 mil utentes registados no serviço.

Lançado em Janeiro, o e-agenda foi alargado às cinco administrações regionais de saúde depois de um período experimental que teve início em Agosto do ano passado e que limitava a utilização do serviço de marcação de consultas através da Internet à região de Lisboa e Vale do Tejo.

Para aceder ao e-agenda os beneficiários do serviço nacional de saúde têm de se registar no site com o seu número de utente, escolhendo uma palavra passe para autenticação. Podem ainda utilizar o Cartão de Cidadão.

A marcação de consultas é o segundo serviço interactivo disponível no site, depois do acesso à informação das listas de espera para cirurgias.

Com o alargamento do e-agenda a todo o país o número de consultas e de utentes registados cresceu significativamente, ao que terá ajudado também a divulgação do serviço, que entretanto foi feita. A região de Lisboa e Vale do Tejo é para já a que concentra maior número de utilizadores, com 41% dos inscritos, e também aquela onde foram marcadas mais consultas, quase metade do total.

Em declarações ao Jornal Público, José Carlos Nascimento, assessor do secretário de Estado da Saúde para as Tecnologias da Informação, admite porém que há ainda uma fase de aprendizagem a ultrapassar, por parte dos utentes e dos centros de saúde, não estando ainda disponibilizadas na totalidade as agendas destes últimos.