A Agência para a Modernização Administrativa e a Câmara Municipal de Lisboa estão a trabalhar em parceria no desenvolvimento de uma nova plataforma, que irá reunir informação da cidade na área dos transportes, saúde e educação.




O objectivo é criar um espaço electrónico de agregação de informação pública que possa ser usada pelo mercado, para desenvolver aplicações dirigidas a particulares ou empresas, revelou esta manhã Maria Manuel Leitão Marques, secretária de Estado para a modernização administrativa, enquanto participava numa sessão dedicada ao Governo Electrónico, no congresso da APDC.




Segundo a responsável, o projecto - que integrará o Simplex autárquico do próximo ano - está numa fase inicial, pelo que ainda não tem nome, data definida para lançamento ou um formato completamente definido. Para já está a ser pensado como "uma base de informação".




Maria Manuel Leitão Marques referiu o projecto inglês DataGov como referência, mas sublinhou que ainda não é certo que esta iniciativa de colaboração portuguesa vá seguir o mesmo rumo.



Mais claros são os objectivos deste repositório de informação no médio prazo. O objectivo é envolver mais autarquias - o desenvolvimento seguinte será a região metropolitana de Lisboa - e também se admite que outros esforços de disponibilização de informação pública possam convergir para a mesma plataforma.



A nova legislação para a o licenciamento de pequenos negócios, na base do recém-lançado licenciamento zero, já prevê a questão da disponibilização online de dados de registo das empresas, informação que no futuro poderá convergir para o mesmo repositório que será colocado à disposição do mercado para reaproveitamento, exemplifica Maria Manuel Leitão Marques.



A secretário de Estado antecipa que os dados disponibilizados na plataforma que resultará da parceria podem ser úteis, por exemplo para usar em aplicações de georeferenciação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.