A Wikipedia soma actualmente 400 milhões de utilizadores, sendo nas palavras do seu criador "a enciclopédia mais usada do mundo". O facto de ser um ponto de acesso importante a conteúdos educativos é, segundo James Wales, um dos factores que contribui para o sucesso da plataforma.

Nos seus quase dez anos de existência, a enciclopédia transformou-se assim num dos cinco sites mais visitados, acrescentou o fundador, numa conferência de imprensa no México, antes de participar no encontro Tijuana Inovadora 2010.

No objectivo de contribuir para facilitar o acesso à informação, os responsáveis da Wikipedia estão apostados em alargar o número de idiomas em que os dados estão disponíveis.

Números recentes, citados pela imprensa o início deste mês, davam conta da existência de perto de 3,4 milhões de artigos na versão inglesa da enciclopédia online, o que "traduzido" em livro daria algo como 1.450 volumes, com 1,6 milhões de palavras cada um.

Sem parar para comer nem dormir, e a uma média de 300 palavras lidas por minuto, a versão inglesa da Wikipedia levaria 14 anos a ser lida. Se o leitor preferisse parar para descansar e alimentar-se, podia demorar o dobro, escrevia o jornal i.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.