Os novos domínios com duas letras – em mais de 2.300 combinações - já estão disponíveis para registo desde meados de novembro, depois da mudança de regras que permitiu esta nova modalidade. Mas depois de amanhã, no dia 4 de dezembro, é aberta a possibilidade de registar os domínios mais “apetecíveis”, que têm maior potencial de se tornarem pontos de entrada de grandes volumes de tráfego para diferentes tipos de negócios.

[caption]dominios[/caption]

Ao todo são 51 domínios em .pt que vão ser leiloados através de uma plataforma especializada, a Sedo, com o valor base colocado nos 499 euros. Não há limite para o valor que os novos domínios podem atingir, e basta procurar na plataforma para perceber a apetência que existe para este tipo de endereços web, onde registos como o od.com atingiram o 1 milhão de dólares.

Marta Dias, do DNS.pt, admite que esta lista foi escolhida em conjunto com a plataforma de leilões e que há algumas combinações que podem ser bastante apetecíveis para mercados internacionais, como os números 22, 88, ou 33 que são consideradas combinações relevantes na China, por exemplo. Mas há também outras referências interessantes para imobiliárias –como o T0, T1, T2, ou T3 – ou para a moda - como o xs - ou as telecomunicações – como o 3G, 4G ou 5G.

Entre os domínios de duas letras que estiveram para registo desde meados de novembro a procura concentrou-se mais nos primeiros dias, até porque os registrars estavam preparados e tinham “pré-encomendas” dos clientes, mas há ainda muitos endereços livres para quem quiser espreitar as várias combinações.

A expetativa para este leilão é moderada até porque é a primeira experiência do DNS.pt nesta área, embora se olharmos para exemplos feitos noutros países se verifique que o potencial é interessante.

Para licitarem na plataformas as empresas, ou utilizadores individuais, devem estar registados, um processo fácil e gratuito, acompanhando depois as licitações que vão sendo feitas. O processo está aberto até 11 de dezembro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico