
Os dados acabam de ser partilhados pelo programa Copernicus, da União Europeia, que regista a evolução das temperaturas a nível global e que mostra a onda de calor que "derreteu" a Europa no mês de Junho. A temperatura média na Europa Ocidental foi de 20,49 graus, o que coloca o mês na terceira posição entre os mais quentes desde que há registos. Na superfície do mediterrâneo os termómetros registaram o valor mais elevado de sempre, com 27 graus centigrados.
O continente europeu sofreu duas ondas de calor significativas em meados de junho e no final de junho, prolongando-se para o início de julho de 2025. A primeira onda atingiu o pico entre os dias 17 e 22 de junho, afetando grande parte do oeste e do sul da Europa.
A segunda onda de calor foi registada já no final do mês, com temperaturas ainda mais extremas entre 30 de junho e 2 de julho.

O calor atingiu toda a Europa e o dia 28 de junho já tinha sido apontado como um dos mais quentes, com os satélites Copernicus Sentinel-3 Sea a verificarem valores acima dos 50 graus na Península Ibérica, com Espanha e Portugal a aparecer a vermelho escuro nas imagens.
Valores de 48 e 49 graus foram medidos em França, com o calor a estender-se à Bélgica, Países Baixos e à Alemanha ocidental, onde os picos rondaram os 45 graus. Mas em julho as temperaturas continuaram elevadas, com a Polónia, Hungria, Sérvia e Roménia a ultrapassar os 50 graus à superfície.
Veja as imagens partilhadas pelo programa Copernicus
Em França este foi o segundo junho mais quente de sempre, e em Espanha as temperaturas não estavam tão altas há 64 anos, enquanto em Inglaterra os valores ultrapassaram os recordes desde 1884.
Bem acolhidas por quem estava na praia, as temperaturas do Mediterrâneo Ocidental foram excepcionalmente altas em junho de 2025, aumentando a intensidade das ondas de calor.
Grande parte da bacia do Mediterrânei registrou temperaturas muito acima da média, ultrapassando 28 graus, mais de 5 graus acima da média, no Golfo de Leão e no Mar da Ligúria. A temperatura média à superfície começou a subir acentuadamente no início de junho, atingindo um máximo de 27 graus a 30 de junho, o maior valor de junho já registrado para esta parte do Mar Mediterrâneo.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários