Por dia, há uma média de 32 mil empresas a comunicarem guias de transporte, um número que os serviços do fisco consideram próximo do número total de entidades com circulação rodoviária de bens ou mercadorias. Ao longo do ano foi comunicada informação relativa a mais de 428 milhões de bens, um número que terá superado as expectativas da Autoridade Tributária.



Os mesmos dados, divulgados pelo Jornal de Negócios, indicam que outubro foi o mês de maior atividade, no que se refere à utilização da plataforma online para comunicação das guias de transporte. No mês em que terminou o período de adaptação ao novo sistema foram comunicadas 14,3 milhões de guias de transporte, referenciando um total de 107,9 milhões de bens. Nos meses seguintes os números estabilizaram nos 10 milhões de documentos para cerca de 81 milhões de bens.



Uma das vias para a comunicação das guias de transporte, obrigatória para todas as empresas com uma faturação anual superior a 100 mil euros, é um webservice que permite reportar informação em tempo real e de forma automática a partir dos sistemas das empresas. Esta possibilidade é usada por 75% das empresas, refere a Autoridade Tributária.



Além de admitir uma adesão acima das expectativas relativamente ao novo sistema de comunicação de faturas, a AT também relaciona o aumento registado na cobrança voluntária de IVA com as medidas de combate à evasão fiscal, onde se integram os novos sistemas de comunicação de guias de transporte e faturas. Em janeiro este indicador terá melhorado 8%, em comparação com o período homólogo, valor equivalente a 95 milhões de euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico