As autoridades espanholas detiveram 60 suspeitos de envolvimento numa rede de distribuição de pornografia infantil através da Internet.

As detenções aconteceram no âmbito de uma mega-operação, que decorreu em 28 províncias do país e envolve mais 25 suspeitos, além dos detidos, entre os quais se encontram 4 mulheres, avançam hoje vários meios de comunicação locais.

De acordo com a informação policial citada, na operação participaram mais de 200 agentes, tendo sido apreendido diverso material informático, entre o qual se incluem 180 discos rígidos, 11 computadores portáteis e cerca de 1.500 CDs e DVDs.

A investigação teve início com base em denúncias de vários habitantes de Badajoz, Madrid e Valência, que alertaram as autoridades para a existência, em alguns serviços de P2P, de vários vídeos com imagens de agressões e abusos sexuais a menores.

A maior parte dos detidos foram localizados na zona de Barcelona (12) e Madrid (5), mas há também registo de detenções em cidades tão dispersas como Cádis (2), Tenerife (2), nas Astúrias (3) ou na Corunha (2).