Mostram que mais de metade dos utilizadores de Internet (57%) usa a rede a partir de dispositivos móveis ou, pelo menos, tirando partido de acessos móveis. A utilização deste tipo de tecnologia aumentou 19 pontos percentuais no último ano e está a níveis idênticos aos do resto da Europa.



Os números também mostram que as famílias utilizadoras de banda larga (63%) estão sobretudo no litoral do país, na região de Lisboa, onde 72% dos agregados têm banda larga em casa.



Os números traduzem um crescimento, mas Portugal continua abaixo da média europeia neste indicador. Na UE, 76% das famílias têm banda larga em casa. Outro indicador onde Portugal tem caminhado acima da média europeia é no número de pessoas que nunca acederam à Internet, mas os dados mais recentes revelam também aqui uma evolução.



Em 2013, 33% dos portugueses com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos nunca tinham usado a Internet. Na UE estavam na mesma situação 20% dos cidadãos.
Nas empresas, os números apurados pelo INE revelam que a banda larga tem uma penetração de 95%. A banda larga móvel nas empresas chega a 66% das organizações com 10 ou mais colaboradores. Há um ano chegava apenas a 54% das empresas.



Neste universo das empresas é de sublinhar ainda que a disponibilidade de ligações em banda larga móvel é maior nas organizações com maior número de empregados. Nas grandes empresas a penetração destes serviços atinge os 95%. Nas pequenas empresas não vai além dos 63%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico