Um estudo publicado hoje pela Comissão Europeia revela que mais de metade dos europeus recorrem a línguas que não a sua quando navegam na Internet. Embora o recurso "ocasional" a outros idiomas seja opção para 55 por cento dos internautas, 44 por cento sentem que perdem informações interessantes por isso.

Em Portugal, a percentagem daqueles usam outras línguas na navegação Web é superior à média europeia (65%), mas também a daqueles que sentem perder informação importante pelo facto de as páginas Web não estarem numa língua que dominam sobe para os 56 por cento. Um valor que é ainda mais expressivo entre os gregos (60%) ou espanhóis (58%).

O comércio electrónico transfronteiriço surge como o mais prejudicado pelos receios. Apenas 18 por cento dos inquiridos compram produtos em sites que não estejam disponíveis na sua língua e 42 por cento afirmam nunca ter feito compras nestas condições.

Numa altura em 80 por cento dos cidadãos da U E (à excepção dos italianos) utilizam a Web diariamente, os números do Eurobarómetro chamam a atenção para a necessidade de investir em ferramentas de tradução em linha, permitindo a quem não dispõe de conhecimentos linguísticos o acesso em linha a informações ou produtos, realça a Comissão.

"Se queremos realmente dar acesso à esfera digital a todos os europeus, há que assegurar que estes possam entender os conteúdos Web de que necessitam", afirmou a Vice-Presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes.

Entre os motivos que levam os internautas a usar idiomas que não o seu encontram-se a procura de informação (81%), os contactos sociais (62%) e razões profissionais (52%). Trinta e cinco por cento afirmam, por exemplo, recorrer ao inglês quando enviam emails, mensagens ou fazem comentários em sites.

O inglês destacou-se como a língua mais usada para leitura e visualização de conteúdos em alternativa à língua-mãe. Quase metade (48%) dos internautas nos 27 Estados-membros utilizam a língua inglesa pelo menos "ocasionalmente". Espanhol, alemão e francês são utilizados por 4 a 6 por cento dos cibernautas.

[caption]Percentagens, por país, de internautas que recorrem a outro idioma na navegação Web[/caption]