Tem lugar na próxima sexta-feira o festival Scratch'ando com o Sapo, uma iniciativa que encerra um ciclo de actividades desenvolvidas no âmbito de uma parceria entre o laboratório do Sapo na Universidade de Aveiro e a Civitas (Associação de Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos) Aveiro e que ao longo do último ano compreendeu várias actividades em escolas da cidade e de Lisboa.

Setecentos alunos com idades entre os 3 e os 18 anos participam na iniciativa que estará centrada no programa desenvolvido pelo MIT para apelar ao gosto do mais novos pela programação. O Scratch foi localizado para português e está disponível através do SAPO Kids.

Os participantes vão usar as ferramentas do Scratch que permitem criar projectos animados, usando os tutoriais produzidos por uma equipa dos laboratórios, que servirão para guiar os mais novos e os professores que os vão apoiar. Vão também mostrar os projectos que criaram ao longo do ano nas escolas.

O festival decorre no Campus dos Direitos Humanos da Universidade de Aveiro, que acolhe o laboratório do Sapo em Aveiro, criado para apoiar o desenvolvimento de trabalhos curriculares e projectos de investigação na área das ciências e das tecnologias.

As áreas de trabalho privilegiadas pelo laboratório são sobretudo as de serviços web emergentes, serviços para dispositivos móveis, estudos na área de interface humano-computador (HCI), entre outros.