“No ano passado a IoT (Internet of Things) era uma promessa, um hype, mas está aqui, é agora, e podemos medir-lhe o pulso. A oportunidade é grande, e se não a aproveitarmos estamos todos a perder”, defendeu Wim Elfrink, Chief Globalization Office da Cisco.

Os números não mentem e o CGO da empresa apontou alguns: desde o ano passado há mais 13 mil milhões de dispositivos ligados à Internet, mais de 24 mil milhões de sensores foram entregues na indústria e o tráfego de rede aumentou para 62,47 EB, enquanto as ligações M2M subiram para 4,1 mil milhões. Mas as medidas passam também pelo crescimento de investimento em startups, e no número de pessoas já ligadas ao desenvolvimento de soluções nesta área, que ultrapassa os 300 mil.

As receitas nesta área já chegam aos 2,3 mil milhões e os serviços M2M geram 97 mil milhões de dólares, mas mesmo assim nem sequer 1% de tudo o que pode estar ligado já está na Internet das Coisas.

As oportunidades são para todo o ecossistema, e as empresas devem avançar nesta área, não só os fornecedores mas os clientes e os Governos. A cidade de Chicago é um dos exemplos apontados, com uma estratégia de inovação que passa pela utilização do potencial de Internet das Coisas em várias áreas juntando-se a mais de 60 Smart Cities que já usam tecnologia Cisco.

Atualmente a Cisco conta com mais de 250 implementações de IoT ou de SmartCities e um mapa interativo permite a consulta dos vários casos de clientes dispersos pelo mundo. Em Portugal está documentado um, com o Ministério da Educação e a Parque Escolar para monitorização do consumo de energia da iluminação e parque informático

[caption]imagem cisco[/caption]

Um dos casos mais impressionantes apresentados no IoT World Forum é o da Rio Tinto, a companhia de exploração mineira que nos últimos anos transformou a monitorização e controle de grande parte dos seus equipamentos. “Movimentamos mais de 200 milhões de toneladas com tecnologia autónoma” afirmou John McGagh, responsável pela área de inovação.

A solução é o Mine Automation System (MAS) , que permite em tempo real aceder a todos os dados de localização e controle dos equipamentos, nas diversas localizações de exploração da empresa, em diversas partes do mundo, o que reduz o tempo necessário para as decisões e permite maior autonomia em cada exploração.

Mais do que falar sobre o tema, o responsável de inovação da empresa mostrou em palco a sua aplicação, acedendo aos sistemas em duas das localizações de ~exploração mineira.

[caption]imagem cisco[/caption]

IoT ou IoE?

Afinal qual é a diferença entre IoT (Internet of Things) eIoE (Internet of Everything)? Os dois conceitos estão fortemente integrados na estratégia da Cisco, e ligados sobretudo à área de infraestrutura, onde a Cloud, as redes e os datacenters são também protagonistas. “A Internet of Things é uma parte importante da Internet of Everithing, mas está mais ligada à área de operação”, explicou Inbar Lasser-Raab, VP Enterprise Product & Solutions Marketing da Cisco na conferência IoT World Forum em Chicago.

Muita da inovação e dos potenciadores de negócio da Internet das Coisas é impulsionada pelas necessidades específicas das indústrias, na área de retalho, transportes e no Governo, e não das TI. É neste ponto que a Cisco se foca para a diferenciação na estratégia, mas também nas parcerias.

A empresa está a trabalhar com dezenas de tecnológicas e apresentou o IoT Reference Model, que procura desenhar uma linguagem comum para a Internet das Coisas e que é um modelo de implementação. O modelo de referência envolve 28 parceiros, entre as quais a IBM e a Intel, e vai ser proposto como base para esta área, até porque a Cisco acredita ser importante para o desenvolvimento do negócio do IoT a nível global.

Apesar do entusiasmo, Wim Elfrink deixa também algumas mensagens de aviso: é preciso decidir quais são os próximos passos e implementar políticas e práticas de sucesso, sem esquecer as questões de segurança e privacidade, ou definir no modelo de negócio quem é o dono dos dados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A jornalista viajou até ao IoT World Forum a convite da Cisco

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.