O programa Road 2 Web Summit ajuda a preparar empresas para a presença no Web Summit e em 2021 seguiu já para a 6ª edição. Este ano, com o apoio da Galp, atribuiu um prémio à empresa com melhor performance neste percurso de formação e mentoria para a feira, que foi para a Cre-mar.

A empresa nasceu para simplificar serviços de cremação e tem também uma oferta que permite transformar cinzas em diamantes. A primeira oferta está disponível, para já, apenas em Braga e no Porto, a segunda tem cobertura nacional.

O plano de expansão passa por alargar o serviço a todo o país e estendê-lo à Europa. As prioridades nessa internacionalização são França, Finlândia e Espanha e o objetivo é trilhar este percurso com um modelo de franchising, explicou em conferência de imprensa Vítor Oliveira, fundador.

A empresa tem uma plataforma que permite tratar de todo o processo burocrático da cremação e envio da urna para casa do cliente online. O cliente preenche um formulário, paga e recebe as cinzas em casa até 72 horas depois. A Cre-mar está também a preparar um serviço de aconselhamento e apoio psicológico, que prestar através de uma app.

André de Aragão Azevedo, sublinhou na apresentação do vencedor do programa que “é interessante ver como um modelo de negócio pode ser sempre criativamente impactado, mesmo em abordagens nem sempre muito óbvias”.

O secretário de Estado para a transição digital aproveitou para sublinhar também a diversidade de áreas de negócio e regiões do país representadas este ano no Web Summit, através das startups locais e referiu ainda que “há um salto quântico na maturidade dos projetos” que se podem conhecer nos diferentes pavilhões da feira.

António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal recordou que este ano participaram no Road 2 Web Summit 100 startups de 26 regiões do país, “fazendo todo um percurso que culmina na participação no evento” e que passa pela “participação em sessões de formação, estabelecer contacto com outros empreendedores e investidores” e posicionar a abordagem das startups à feira.

Nas primeiras cinco edições, o Road 2 Web Summit já assistiu mais de 600 startups startups. Nesta edição estiveram 100, a Cre-mar foi a premiada, com 5 mil euros.

Clique nas imagens para conhecer algumas talks que vale a pena acompanhar no Web Summit 2021

Dia 4 de novembro

A sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas também fazem parte das temáticas em debate no Web Summit 2021. Patrick Brown, CEO da Impossible Foods, sobe ao palco central para uma sessão acerca da forma como a redução do consumo de produtos animais e a escolha de uma alimentação à base de plantas pode ser uma das formas mais poderosas de pôr um travão nas alterações climáticas.

O “pai” da World Wide Web está de regresso ao Web Summit para uma sessão centrada no uso desregrado de dados. Acompanhado por John Bruce, CEO e cofundador da Inrupt, Tim Berners-Lee, também cofundador e CTO da empresa, deixará um apelo aos governantes um pouco por todo o mundo, focando-se na forma como será possível catalisar a próxima era da web.

Deixe também na caixa de comentários outras sugestões e acompanhe o trabalho do SAPO TEK no Web Summit através do dossier dedicado à conferência.