Na passada semana, a Google apanhou todos de surpresa ao eliminar a opção de "Ver Imagem" nos resultados de imagens do seu motor de busca. A decisão foi tomada na sequência de um acordo com a Getty Images, que representa 200 mil fotojornalistas de todo o mundo, e que, em 2016, apresentou uma queixa contra a gigante norte-americana por fomentar a pirataria de imagens. É certo que esta opção se mantém viva noutros serviços semelhantes, como é o caso do Bing (Microsoft), mas se prefere manter-se fiel ao Google, saiba que já existem extensões de browser que podem ajudá-lo.

Apesar de a remoção deste botão não impedir ninguém de continuar a descarregar imagens para o seu computador, o processo tornou-se mais moroso, uma vez que, para o efeito, o utilizador tem de visitar o site que a aloja, encontrá-la, e clicar nela com o botão direito do rato para a armazenar. No entanto, se quiser saltar alguns destes passos, e navegar online com recurso ao Chrome ou ao Firefox, pode descarregar esta ferramenta para deixar tudo como estava.

tek google imagens

Ao instalar este software, os seus resultados de pesquisa nas imagens do Google vão voltar a contar com o botão eliminado, facilitando assim o acesso às imagens que surgem nos resultados.

Note que é (muito) provável que estas extensões venham a ser retiradas do ar, uma vez que a Google terá todo o interesse em defender os termos do acordo com a Getty. Mas enquanto isso não acontecer, esta é a solução mais fiável que existe online para que consiga recuperar o botão "Ver Imagem".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.