O Reino Unido determinou esta semana que todos os seus 65,6 milhões de habitantes devem ter direito a uma ligação rápida e consistente à internet. A decisão foi anunciada pelo Departamento de Assuntos Digitais, Cultura, Media e Desporto do governo britânico que, até 2020, quer que as operadoras assegurem uma cobertura plena do seu território, tal como acontece com a água e a eletricidade.

"Sabemos o quão importante é a banda larga para as casas e para os negócios e, por isso, queremos que todos beneficiem de uma ligação rápida e consistente à internet", disse, em comunicado, a secretária de Estado Karen Bradley.

Em suma, o Reino Unido vai com isto exigir às empresas de telecomunicações que operam no país, que disponibilizem velocidades de, pelo menos, 10 Mbps aos seus clientes. A velocidade é considerada a fasquia mínima, para satisfazer as exigências de uma família comum.

O desafio, no entanto, é fazer com que "a banda larga de alta velocidade seja uma realidade para todos os habitantes do Reino Unido, independentemente de onde eles viverem ou trabalharem", concluiu Karen Bradley.