Mais de 80 por cento dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal disponibilizam acesso à Internet aos seus clientes, segundo dados apurados pelo INE no seu primeiro inquérito à utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação no sector.

Entre os estabelecimentos hoteleiros que oferecem Internet aos seus hóspedes, 56,5 por cento fá-lo a partir do quarto, 52,6 por cento através de um terminal ou quiosque e 49,7 por cento numa sala com posto de acesso.

A categoria "Outros locais" é referida em 15,8 por cento dos casos e representa, principalmente, os estabelecimentos que disponibilizam o acesso à Internet através de tecnologia wireless.

Relativamente ao tipo de ligação oferecida, 48,4 por cento dos estabelecimentos apresentam uma ligação DSL e 27,4 por cento "Outra ligação fixa", que inclui a tecnologia WI-FI, com acesso através de banda larga.

Os resultados mostram ainda que 80 por cento das unidades hoteleiras usam computador, sendo que destas, 78 por cento tem acesso à Internet, enquanto 75 por cento mantém o seu próprio site na Internet.

A proporção de estabelecimentos que aceitam reservas de alojamento online situa-se actualmente nos 65 por cento.