Os responsáveis pelo Facebook e pelo Instagram querem que o tempo que as pessoas passam nestas aplicações “seja intencional, positivo e inspirador” e é por isso que acabam de propor novas funcionalidades destinadas a darem, aos utilizadores, mais controlo sobre este tempo passado nas plataformas.

Estas ferramentas estão disponíveis acedendo à página das ‘Definições’ de cada uma das plataformas: no Instagram optar por ‘A sua Atividade’ e no Facebook ‘O Tempo que passa no Facebook’. No topo, verá um painel que mostra o tempo médio passado naquela aplicação, naquele dispositivo. É também disponibilizada informação sobre o tempo total diário.

Abaixo deste painel, é possível definir um lembrete diário que o alertará quando chegar ao limite de tempo que definiu, para aquela aplicação, por dia. Estes lembretes podem ser alterados ou cancelados a qualquer altura. Se aceder às ‘Definições das Notificações’ encontrará a opção ‘Silenciar Notificações Push’, que limitará as notificações de ambas as plataformas durante o período de tempo em que precisa de estar concentrado.

“Estas ferramentas foram desenvolvidas por inspiração e em colaboração com organizações e peritos especialistas em saúde mental, académicos e numa análise aprofundada do feedback dado pela comunidade”, refere-se num post online. “O Facebook e o Instagram têm a responsabilidade de ajudar as pessoas a perceberem quanto tempo passam nestas plataformas, para que estas possam melhorar a gestão da sua experiência”, acrescenta-se.