A eleições legislativas que hoje decorrem vão ter uma cobertura adicional às televisivas e de outros órgão de comunicação mais tradicionais. Trata-se do seu acompanhamento via Internet através de um site para o qual a conectividade foi disponibilizada pela Oni ao Ministério da Justiça expressamente para o dia 17, e na da televisão interactiva, apenas para os que já dispõem deste serviço, numa emissão especial da iTV Cabo.



Quanto à transmissão interactiva denominada de "Cover Legislativas 2002" esta surge em simultâneo com a emissão que os canais SIC, TVI e RTP vão proporcionar no âmbito dos seus projectos de interactividade.



Os clientes da TV Cabo interactiva vão assim poder aceder, através do novo sistema multicâmaras, à cobertura total das legislativas assistindo paralelamente às emissões da RTP, SIC Notícias, TVI e às reportagens da TSF. A actualização de resultados será feita a partir dos dados fornecidos pelos organismos estatais Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça e pelo Secretariado Técnico de Assuntos para o Processo Eleitoral.



A TV Cabo interactiva vai também estar presente em algumas sedes dos partidos candidatos às eleições, para que o público que ocorrer a estes locais possa acompanha interactivamente, através das set top box, estas legislativas. Disponíveis vão estar ainda vários fóruns de debate onde o telespectador poderá participar.



Mas, se preferir assistir à evolução dos resultados noutro meio aqui fica a sugestão do site do Ministério da Justiça que lhe proporcionará acesso em tempo real à evolução dos resultados da votação, assim como, aos níveis de afluência às urnas.



Ao aceder a este site – que até às 20 horas de domingo terá a condicionante do acesso ser limitado – os cibernautas vão ter também a possibilidade de comparar os resultados registados em 2002 com os alcançados em 1999, obtendo assim uma melhor percepção da alteração, ou não, do sentido de voto dos portugueses.



Para além destes dois meios, os resultados vão estar também acessíveis no portal SAPO que fará um "Especial Eleições Legislativas". Depois das 18 horas a equipa editorial do portal vai colocar online as principais notícias e comentários de partidos, líderes e comentadores, sendo que depois das 20 horas são divulgadas as previsões e apuramento dos resultados das eleições.



A apresentação deste especial é feita através de uma janela pop-up que será apresentada a todos os utilizadores que acederem ao endereço www.sapo.pt, semelhante à que foi feita para o acompanhamento da crise que se seguiu ao atentado terrorista de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos.


Ainda no portal SAPO a rádio TSF, do grupo Lusomundo, colocará online o acompanhamento noticioso da sua emissão radiofónica.



Também o IOL tem um Especial Legislativas 2002, organizado entre o jornal online Portugal Diário e a TVI, com notícias, vídeos e fotografias, além de um mapa dos vários distritos de Portugal onde a partir das 20 horas poderão ser consultados os resultados e as notícias referentes a cada área.




Notícias Relacionadas:

2002-03-10 - Partidos levam campanha eleitoral para a Internet