São vários os estudos que mostram que os jovens têm cada vez mais necessidade de estarem permanentemente ligados, e que se sentem ansiosos sem Internet e sem Smartphones, Um estudo da Cisco agora divulgado confirma esta tendência da Geração Y.

Segundo o 2012 Cisco Connected World Technology Report a primeira ação de 90% dos jovens no momento em que acordam é agarrar nos smartphones e verificar o email, mensagens e updates nas redes sociais, muitas vezes antes de saírem da cama.

O inquérito realizado a 1800 estudantes universitários e jovens profissionais com idades entre os 18 e os 30 anos, em 18 países, o estudo mostra ainda que dois em cada cinco inquiridos dizem que se sentiriam ansiosos se não pudessem usar os seus smartphones para se manterem ligados, como se uma faltasse uma parte do seu corpo.

A consulta dos smartphone não está apenas entre os hábitos matinais. Mais de um em cada quatro inquiridos diz verificar os smartphones tão constantemente que se perde a conta às vezes que o faz. Globalmente, um em cada cinco olha para o equipamento pelo menos de dez em dez minutos e um terço verifica as mensagens, email e redes sociais pelo menos a cada 30 minutos.

As mulheres mostram maior propensão para estarem ligadas, e 85% admitem que verificam compulsivamente o smartphone, enquanto só 63% dos homens o fazem.

Sem surpresas, os profissionais de tecnologias da informação são ainda mais ligados, e quase um terço afirmam que consultam os smartphone continuamente.

Em termos de utilização, os smartphones acompanham os utilizadores em quase todo o lado: na cama, na casa de banho, durante as refeições e enquanto conduzem. E não há fronteiras entre o tempo de trabalho e o tempo pessoal, interligando-se e misturando-se.

A comunidade online não tem barreiras geográficas nem fusos horários, afirmando 40% dos inquiridos que gastam mais tempo a socializar com os amigos online do que pessoalmente, enquanto cerca de 60% garantem que há um equilíbrio entre o tempo gasto nos dois tipos de convívio.

Entre as tendências identificadas está a franca adesão ao comércio eletrónico, com 9 em cada 10 inquiridos a afirmarem ter feito compras online, sendo que 58% se guiam pelos comentários de outros compradores.

A geração Y distingue-se também pelo crescimento do mundo de dados, com quase 90% dos inquiridos a fazerem upload de fotografias para partilha e armazenamento online.

Nas redes sociais o Facebook é dominante. 87% têm conta no serviço e um em cada 10 afirmam ter o Facebook sempre ligado. Quarenta e um por cento publicam no Facebook pelo menos uma vez por dia, enquanto 20% atualizam o seu estado várias vezes por dia. Em paralelo 56% dos inquiridos têm uma conta no Twitter e 21% tweetam pelo menos uma vez por dia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador