A União Europeia e os Estados Unidos da América assinaram uma declaração conjunta onde se comprometem a tornar a Internet um lugar e uma ferramenta mais segura para as crianças. O acordo foi estabelecido em Londres.

Numa das medidas estipuladas pelo acordo, a UE e os EUA vão aumentar a sua cooperação internacional para combater o abuso sexual de menores através de plataformas online. Esta medida vai ter efeitos mais imediatos, começando já nos próximos meses.

Ficou ainda acordado que as duas potências vão continuar a trabalhar com entidades que estejam dispostas a explicar aos pais e às crianças quais os serviços mais adequados para serem usados dependendo das necessidades. Foi ainda considerado como importante fazer os progenitores perceberem que nem todos os conteúdos consumidos pelos filhos são considerados como sendo de risco.

No acordo estabelecido ficou ainda definido que o departamento de segurança interna dos EUA vai participar nas campanhas e comemorações do dia da Internet Segura para os mais jovens, que se realiza anualmente e que tem a próxima edição marcada para 5 de fevereiro de 2013.

A assinatura deste novo acordo acontece depois de ter sido estabelecida uma parceria entre a UE e os EUA em Lisboa no ano de 2010, em que as duas potências mundiais se comprometiam a trabalhar em conjunto para combater o cibercrime e reforçar as medidas de cibersegurança na Internet.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico