O resultado dos inquéritos à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação por parte da Administração Pública (AP), referentes a 2006, revelam que todos os organismos pertencentes à AP Central possuem acesso à Internet, com 77 por cento a dispor de ligação igual ou superior a 512 Kbps e 49 por cento a aceder através de ligações iguais ou superiores a 2 Mbps - o que corresponde a um aumento de 32 por cento face aos números do ano passado.



A análise permitiu verificar que 88 por cento destas entidades marca presença na Web, principalmente as que possuem uma equipa laboral de 50 a 249 trabalhadores (92 por cento) ou com mais de 250 funcionários (96 por cento).



Outra das conclusões retirada do estudo publicado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) dá a conhecer que 27 por cento dos AP Central efectuam encomendas online.



Entre as entidades da Administração Pública Local, a utilização de ligações à Internet com velocidades iguais ou superiores a 512 Kbps é comum a 93 por cento das Câmaras Municipais do país. Por outro lado, 64 por cento das autarquias possuem acessos de velocidade igual ou acima dos 2 Mbps, o que perfaz um aumento de 68 por cento face ao resultados de 2005.



Os dados apontam para a presença de 96 por cento das Câmaras Municipais na rede, sendo que, destas, 36 por cento "conduz processos de consulta pública aos cidadãos pela Internet".



A actualização das páginas online, por parte das Câmaras Municipais aumentou 11 por cento face ao ano passado, fixando-se agora nos 80 por cento.



A utilização de software open-source para os sistemas operativos e para os servidores de Internet é comum a, respectivamente, 43 e 30 por cento das autarquias, afirma UMIC, que registou um aumento de 40 por cento na criação de fóruns de discussão online entre os executivos camarários e os cidadãos.

Notícias Relacionadas:

2006-11-17- Serviços da DGCI online satisfazem a maioria dos utentes

2006-08-11 - DGCI publica informação de bens penhorados na Internet