Concretizando uma ideia já amadurecida na empresa, o AEIOU acaba de entrar no mundo dos blogs com a aquisição da comunidade Weblog.com.pt, criada e até agora mantida pelo jornalista Paulo Querido através da pauloquerido.com, Conteúdos e Serviços para Comunicações. O valor do negócio não foi revelado mas Armando Baptista, Director Geral da AEIOU, Investimentos Multimédia, garantiu ao TeK que a empresa tem como primeiro objectivo manter e desenvolver a comunidade de blogs, trazendo-lhe igualmente maior visibilidade através da criação de um espaço próprio na homepage do portal AEIOU.




O acordo entre as duas parte foi atingido "num espaço de tempo muito curto" e comunicado ontem oficialmente, não estando prevista qualquer interrupção de serviço aos bloggers alojados no Weblog.com.pt, garantiu ao TeK Armando Baptista. A AEIOU promete continuar a investir na melhoria dos serviços prestados à comunidade, nomeadamente a nível de alguns aspectos já identificados, como é o caso dos limites de espaço em disco e aumento da largura de banda, assim como da persistência do conteúdo dos blogs para além do garantido actualmente.




Em comunicado Paulo Querido diz que a comunidade do Weblog está melhor nas mãos da AEIOU do que nas suas, admitindo que "tem sido difícil para um jornalista com algum tempo livre e espírito empreendedor gerir um projecto que não soube dimensionar". Confessando-se "tão satisfeito quanto aliviado" pelo acordo, Paulo Querido acrescenta que "O AEIOU, Investimentos Multimedia S.A. anda nisto há dez anos, tem gente competente ([...] e, MUITO IMPORTANTE, sabe fidelizar comunidades respeitando-as".




Em declarações ao TeK Armando Baptista admite estar convencido de que este serviço pode ser um dos maiores do AEIOU e traça como objectivo de curto prazo, a nível de dias, a criação de um espaço na Homepage do portal a partir do qual serão apresentados os posts mais recentes.




O Director Geral do AEIOU garantiu ao TeK que a ideia da empresa é manter o alojamento de Weblogs gratuito, mas que pretende seguindo o modelo que está na base do negócio do portal, com a introdução da exploração comercial de publicidade. Essa publicidade só será, porém, aplicada nas páginas dos blogs perante o acordo dos utilizadores.



Armando Baptista acrescenta ainda que não é a rentabilidade comercial o primeiro objectivo do AEIOU, sendo prioritária a manutenção e alargamento da comunidade fiel de blogs que Paulo Querido conseguiu reunir neste espaço.

Notícias Relacionadas:

2005-10-15 - Mais de metade dos internautas portugueses visitaram blogs em 2005